Cidade


Quem procura por belas praias, paisagens, lagoas, pequenas ilhas, piscina natural, enfim, uma combinação de elementos naturais exuberantes em meio a montanhas, procura por Imbituba.Localizada ao Sul do estado de Santa Catarina, o município possui grande importância econômica para o Estado, já que aqui se localiza o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do Sul do país.

Os turistas que visitam Imbituba podem desfrutar de grande tranquilidade, hospitalidade, campings, gastronomia à base de frutos do mar, bares e restaurantes, e ainda, a qualidade de suas águas, que é garantida pela Fundação de Apoio Tecnológico ao Meio Ambiente (Fatma). Esta cidade paradisíaca tem como forte atrativo nove praias, destacando-se as praias da Vila e do Rosa.

O nome Imbituba significa, na linguagem dos índios, zona com grande quantidade de Imbé, uma espécie de cipó muito resistente utilizado na confecção de cordas que faziam parte do acervo de pescadores e agricultores açorianos, que dedicavam-se à pesca da baleia, cujo óleo servia para a iluminação pública e era também usado na construção de casas. Com a vinda de Henrique Lage para o município, iniciou-se em 1912 uma linha de navios de carga e passageiros com escala entre Rio de Janeiro e Porto Alegre, estimulada pelo Porto, cuja ampliação favoreceu o comércio e a exploração do carvão mineral.

Quanto ao povoamento de Imbituba, presume-se que tenha sido logo após a fundação de Laguna e Vila Nova, possivelmente entre 1670 a 1725, por um pequeno número de pescadores e agricultores açorianos e escravos.

Anos depois, por iniciativa do governo português, ou no início do Império, foi organizada uma armação, a quarta do Brasil, para a pesca da baleia. A finalidade desta, era o fornecimento de azeite para a iluminação pública das poucas cidades do Brasil, como também para ser misturado à argamassa, na construção de fortalezas e edifícios mais importantes, dando-lhes uma resistência semelhante à do cimento de nossos dias, inexistente naquela época.

O Município foi criado pela Lei nº 348, de 21/06/58.
Gentílico: Imbitubense.

O Município de Imbituba apresenta uma população, de acordo com o Censo de 2008, de 38.574 habitantes, sendo 17.631 do sexo masculino e 18.069 do sexo feminino.


Fonte: Prefeitura Municipal de Imbituba
Foto Principal