Turismo


Imbituba conta com acervos turísticos de destaque no Brasil e na América do Sul, constituído por recantos naturais compostos por praias, rios, lagoas, dunas, ilhas e boa porção de mata atlântica nativa. Algumas de suas praias são conhecidas internacionalmente, como a Praia da Vila e a do Rosa. Destaca-se ainda a prática de diversas modalidades esportivas e eventos, como campeonatos nacionais e internacionais de surf, além de kate surf, wind surf, corridas de bug, voleibol e futebol (FILHO, [200-?]).
Outro destaque é o Museu da Baleia construído no antigo Barracão da Baleia tombado por Decreto Municipal em 1998. O Museu conta com equipamentos e instrumentos utilizados na caça da Baleia e resgata parte da história de Imbituba na época em que havia sua pesca. É o primeiro do gênero na América Latina, recebendo turistas e pesquisadores do mundo inteiro (FILHO, [200-?]).
Além do museu, o turismo de observação da Baleia Franca é uma importante opção para os turistas no inverno no município de Imbituba e de outras cidades do litoral sul catarinense, trazendo benefícios para estas e para as suas comunidades que colaboram com a preservação da espécie, além de gerar cerca de um bilhão de dólares por ano atualmente a nível mundial (FILHO, [200-?]; PROJETO BALEIA FRANCA, 2009).


Fonte: Prefeitura Municipal de Imbituba
Foto Principal